segunda-feira, 20 de julho de 2015

TCC - Cabeamento Estruturado





Montar uma rede doméstica é bem diferente de montar uma rede local de 100 pontos em uma empresa de médio porte. Não apenas porque o trabalho é mais complexo, mas também porque existem normas mais estritas a cumprir. O padrão para instalação de redes locais em prédios é o ANSI/TIA/EIA-568-B, que especifica normas para a instalação do cabeamento, topologia da rede e outros quesitos, que chamamos genericamente de cabeamento estruturado. No Brasil, temos a norma NBR 14565, publicada pela ABNT em 2001.

A norma da ABNT é ligeiramente diferente da norma internacional, a começar pelos nomes, que são modificados e traduzidos para o português, por isso vou procurar abordar os pontos centrais para que você entenda como o sistema funciona, sem entrar em detalhes pedanticos sobre a norma propriamente dita.



A idéia central do cabeamento estruturado é cabear todo o prédio de forma a colocar pontos de rede em todos os pontos onde eles possam ser necessários. Todos os cabos vão para um ponto central, onde ficam os switches e outros equipamentos de rede. Os pontos não precisam ficar necessariamente ativados, mas a instalação fica pronta para quando precisar ser usada. A idéia é que a longo prazo é mais barato instalar todo o cabeamento de uma vez, de preferência antes do local ser ocupado, do que ficar fazendo modificações cada vez que for preciso adicionar um novo ponto de rede.

Pensando nisso as alunas do técnico de 2014,  Thais Prado e Vanessa Stedille sobre cabeamento estruturado.

Segue link para download

Fonte 


quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ligando um motor DC com transistor BC337



Neste tutorial vamos mostrar como controlar um motor DC com Arduino e um transistor  utilizando a saída PWM (Pulse Width Modulation). Para saber mais sobre PWM, clique aqui.
Com dois botões, vamos controlar o motor DC conectado ao transistor e por fim o Arduino.
A ligação feitas está demonstrada abaixo:



 


A bateria de 9V é apenas para indicar a tensão de alimentação. Verifique a tensão necessária do seu motor DC para não queimá-lo.

A programação para controlar o motor DC está mostrada abaixo:

int motorPin = 3;
int incPin = 4;
int decPin = 5;
int val=0;
int incButton = LOW;
int decButton = LOW;

void setup()
{
pinMode(incPin, INPUT);
pinMode(decPin, INPUT);
pinMode(motorPin, OUTPUT);
analogWrite(motorPin, 0);
Serial.begin(9600);
}

void loop()
{
incButton = digitalRead(incPin);
decButton = digitalRead(decPin);
if (incButton == HIGH){
val++;
}
if(decButton == HIGH){
val=val-1;
}
Serial.println(val);
delay(100);
analogWrite(motorPin, val);
}



Ao apertar o botão da porta digital 4, o motor irá girar mais rápido. E ao apertar o botão da porta digital 5, o motor irá girar mais devagar.



Fonte

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Carro roubado na sua rua !!!


Introdução

Acredito que você já passou pela situação de ver aquele carro estranho parado perto da sua casa e ficar na espreita para ver se algo de suspeito iria acontecer. O máximo que você consegue fazer é ligar para a polícia.

Mas a partir de agora, você pode dar uma de detetive e verificar pelo menos se aquele carro foi roubado ou não diretamente do seu celular.

Além disso o aplicativo possui a funcionalidade de busca por  mandados de prisão e pessoas desaparecidas, basta digitar dados como nome completo ou número de algum documento de identificação, como identidade, CPF ou título de eleitor. O módulo vai mostrar se a pessoa tem condenação na Justiça ou ordem judicial de prisão contra ela. E caso um registro de mandado de prisão seja encontrado, outros dados disponibilizados por órgãos do Poder Judiciário também aparecerão na tela.

Como usar??

Simples, instale o Sinesp Cidadão. O aplicativo é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, o Sinesp (Lei 12.681/2012), o qual permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Vá até o Google Play  ou AppStore e realize a instalação do aplicativo e saia por ai anotando placas e dando uma de detetive.

O App conta com um perfil no Twitter e uma página no Facebook.








Danger  !!!
Claro né, se o carro for roubado ou pessoa com mandado de prisão em aberto vai lá e intime a pessoa.. Claro que não, ligue para a polícia, para o Zorro, para o Chapolim Colorado ou para esse motoqueiro, talvez eles resolvam. :)





Mais notícia aqui

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Criando Formulário no Word 2010



Neste post irei comentar sobre uma ferramenta muito importante, mas que muitas pessoas não tem conhecimento, a ferramenta formulário, então não perca esse post.
Oi pessoal! Neste post irei comentar sobre uma ferramenta de muita utilidade no Word, principalmente se você trabalha em escritório, que é o formulário. Quem trabalha nessa área sabe muito bem, quantas vezes tem que fazer algum documento que utilize todos os dias, como recibo de pagamento, formulário de entrega de documentos, etc.


CAPA

 

 

Que tal padronizar seus documentos?

O mais legal é deixar apenas locais para que sejam preenchidas as informações necessárias e o restante bloqueado para que ninguém possa modificar ou excluir. Vamos nessa então.
Para isso, a primeira coisa que devemos fazer é inserir a guia desenvolvedor. Siga os passos abaixo:
  1. Clique na guia Arquivo.
  2. Clique em Opções.
  3. Clique em Personalizar Faixa de Opções.
  4. Em Personalizar a Faixa de Opções, clique em Guias Principais.
  5. Na lista, marque a caixa de seleção Desenvolvedor e clique em OK. Como mostra na imagem abaixo.

FIGURA01

 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Testando o seu controle Play Station 2 com Arduíno




Vou começar a descrever aqui pequenos passos para testar seu antigo controle de PlayStation 2 juntamente na placa Arduíno, estes posts estão acontecendo em tempo real, portanto as leis de Murphy podem entrar em ação.

Como não tive muita paciência, acabei estourando o conector que fica na ponta do cabo, este conector vai conectado diretamente ao aparelho PlayStation, tive de fazer a pinagem na protoboard conforme a imagem abaixo.




Primeiro pequeno teste. Testando a pinagem de energia.


Conforme as imagens acima, os fios preto e vermelho são responsáveis por energizar o controle. Portanto ligue o fio preto ao GND na sua placa Arduíno e o fio vermelho em 3.3 V.

Pegue o controle, aperte o botão ANALOG, se ele ligar (UHULLLLLLL), um bom sinal, o aparelho está funcionando.



Bom por hoje é isso,valeu

Fonte : Aqui



segunda-feira, 6 de julho de 2015

Tocando o hino do Grêmio com Arduíno






Seguindo o post do Lab de Garagem decidi montar uma parte do Hino do Grêmio. Pode ser algo, simples, mas entender de música e programação não é para todos.

Fiz um vídeo, mas ficou acabou não upando


Segue os fontes para quem quiser.

 


sexta-feira, 3 de julho de 2015

Oque significa as cores e notificações no seu Whatsapp ?





Tempos atrás, os usuários do WhatsApp ficavam confusos com uma das características mais marcantes do popular mensageiro instantâneo: os tiques de mensagens. Simbolizados por pequenas marcas em forma de "V" exibidas próximas a uma mensagem enviada, os tiques têm o objetivo de indicar o estado de envio da mensagem: uma marca significa que a mensagem chegou aos servidores do WhatsApp e duas marcas indicam que a mensagem chegou ao destinatário.
Entretanto, os usuários acreditavam que o duplo indicava o momento em que a mensagem era lida pelo usuário, o que acabou forçando os desenvolvedores a explicar este mal-entendido no FAQ do app.
Entretanto, percebendo a possibilidade de atender a uma demanda dos usuários, a equipe do WhatsApp recentemente ofereceu um meio de saber quando uma mensagem foi efetivamente lida por alguém ao fazer com que o duplo tique mudasse para a cor azul.


WhatsApp - Desativar tique azul


O novo recurso acabou dividindo opiniões: enquanto as marcações azuis foram bem recebidas por uma parcela dos usuários, outros se sentiram incomodados e desejaram poder desativar esse tipo diferenciado de notificação. Atendendo a essa nova demanda, foi lançada a versão 2.11.444 do aplicativo, que está disponível no site oficial (por enquanto somente para Android), que permite desativar o tique azul livremente e impedir que os contatos saibam quando uma mensagem foi lida ou não.
Desativar o recurso é bastante fácil e primeiro você deve baixar e instalar a .APK do site oficial do WhatsApp. Após instalar o arquivo, entre em "Configurações" e toque na opção "Informações de Conta":


WhatsApp - Desativar tique azul - 001


Depois, toque em "Privacidade" e vá até a última opção da tela, chamada "Read Receipts". Toque nesta última opção para desativá-la.


WhatsApp - Desativar tique azul


Este procedimento desativará a notificação de mensagem lida para ambos os lados, remetente e destinatário. Ou seja, isso significa que se você desativar esta opção também será incapaz de perceber quando alguém leu uma mensagem enviada por você, assim como era nas versões mais antigas do WhatsApp.
Vale lembrar que este novo recurso só pode ser desativado para conversas entre duas pessoas. Os tiques azuis são ativados permanentemente em grupos de mensagens.
 
Fonte : CanalTech