sexta-feira, 29 de maio de 2015

Robô criado pelo MIT consegue pular obstáculos no meio da corrida



Depois de muito trabalho, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) conseguiram fazer um robô pular obstáculos enquanto corre. Para mostrar as melhorias, eles publicaram um vídeo no YouTube nesta quinta-feira




O robô aprimorado pelos cientistas é o Cheetah, mesmo modelo trabalhado pela Boston Dynamics, empresa de robótica do Google. Em fevereiro, essa empresa conseguiu fazer a máquina manter o equilíbrio após receber chutes.



Chamado Spot, a máquina pesa 72,5 kg e é movido por uma bateria elétrica. É uma criação da Boston Dynamics, empresa adquirida pelo Google no ano passado. Alguns dos robôs da empresa já são famosos, como o humanoide Atlas, utilizado em competições de robótica pelo mundo, e o veloz Cheetah, que corre a 46,6 km/h.
O Spot parece ser uma versão mais enxuta de outra máquina, o LS3 ou BigDog. Este pesa 109 kg, mas é capaz de carregar 154 kg. O Spot, porém, é mais ágil. Possui dois tipos de velocidade de trote, caminhada e corrida.

Os pesquisadores do MIT já tinham criado meios para o robô pular. Mas ele não era capaz de identificar obstáculos. Por isso, criaram três algoritmos que processam dados recebidos por um sensor a laser para decidir em tempo real se o robô deve saltar.
Ao perceber um objeto à sua frente, o sistema Cheetah aciona as patas dianteiras para que elas impulsionem o corpo. Em seguida, as patas traseiras fornecem um empurrão extra. Nos testes do MIT, o robô conseguiu superar obstáculos de 40 centímetros.

Fonte G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário