terça-feira, 5 de maio de 2015

Quais as consequências de escrever e postar qualquer coisa na internet ?


Introdução

A internet é um meio de comunicação bastante eficiente: qualquer pessoa pode criar seu espaço para, a partir daí, se fazer conhecer ou interagir socialmente de maneira rápida e abrangente. O problema é que esta riqueza de possibilidades tem o seu preço: assim como no "mundo de tijolo e cimento", a internet também é um território perigoso e que requer cuidados. Alguns deles dizem respeito à sua intimidade. Para te ajudar em relação a este aspecto, o InfoWester apresenta a seguir algumas dicas simples, mas importantes para a sua privacidade on-line.

Antes, o que é privacidade?

Definir privacidade está longe de ser uma tarefa fácil, dadas as inúmeras interpretações possíveis. No entanto, no contexto do tema abortado neste texto, podemos entender a privacidade como o controle que uma pessoa tem diante da disponibilização de informações sobre si mesma, de forma a evitar que estes dados acabem revelando detalhes muito particulares sobre o seu cotidiano ao ponto de expô-la indevidamente ou prejudicá-la no meio em que vive.

Por que devo me preocupar com a minha privacidade na internet?

Privacidade O que você faria se alguém te parasse na rua e quisesse saber onde você mora, quem são os seus amigos, quais os seus lugares preferidos, quanto você ganha, que bens você tem? São informações muito particulares e, uma vez que as intenções da pessoa não estão claras, você certamente tentará se desvencilhar dela.
Está certo, é necessário mesmo agir assim, afinal, para que pessoas ou instituições com intenções suspeitas tenham êxito em suas ações, elas precisam obter o máximo possível de detalhes sobre os seus "alvos". O problema é que nas ruas tomamos os devidos cuidados, mas na internet muitas vezes entregamos estas informações de "mão beijada", sem sequer sermos questionados.
Como se não bastasse, há um agravante perturbador: o que você revela sobre si na internet pode ser acessado por um número muito grande de pessoas ou organizações, não importando as barreiras geográficas. Por isso, você precisa mesmo zelar pela sua privacidade on-line. Sendo assim, vamos às dicas!

1 - Cuidado com o que você informa nas redes sociais

Não há problema nenhum em manter um blog pessoal ou páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc), mas você deve fazê-lo com bom senso, evitando disponibilizar informações que revelem muito sobre a sua vida. Neste sentido:

A) Cuidado ao informar os lugares que você frequenta

Hoje, é muito fácil deixar claro os lugares que você frequenta por meio de fotos ou check-ins no Facebook ou no Foursquare, por exemplo. Se você faz questão de usar estas ferramentas, procure informar apenas lugares públicos que são bastante frequentados, como shoppings ou parques. Evite informar lugares mais reservados, como chácaras, condomínio onde reside ou estabelecimentos pequenos, que por serem menos acessados facilitam a sua identificação.
Quando possível, restrinja o acesso às informações de localização apenas aos seus amigos. Além disso, considere fazer check-in ou publicar fotos quando estiver saindo do local, em vez de fazê-lo na chegada.
Por fim, ao viajar, não divulgue os detalhes de seu roteiro, de forma que qualquer pessoa possa saber exatamente onde você estará ou por quanto ficará longe de sua residência.

B) Não deixe claro a sua situação financeira

Não é uma boa ideia revelar os bens que você ou a sua família tem, assim como qualquer outra informação que deixe claro a sua situação financeira. Criminosos também acessam a internet e, portanto, você pode acabar sendo vítima de assaltos ou mesmo sequestros.

C) Tenha critério com as suas fotos ou vídeos

As fotos (ou vídeos) que você publica nas redes sociais também podem revelar muito sobre você. Por isso, evite:
» Disponibilizar fotos que mostrem a entrada de sua casa ou exibam qualquer característica que permite identificá-la, orientação especialmente útil em cidades pequenas;
» Da mesma forma, evite publicar fotos que permitam identificar com precisão o endereço de onde você estuda ou trabalha;
» Mostrar fotos de carros que pertençam a você ou à sua família (lembre-se da dica B). Se inevitável, evite mostrar a placa do veículo;
» Publicar fotos de parentes ou amigos sem autorização destes. Não é recomendável divulgar imagens de filhos pequenos, mas se optar por fazê-lo, ao menos evite registrar situações que facilitem a sua localização, como fotos com um uniforme que deixe claro em que escola a criança estuda;
» Divulgar fotos excessivamente sensuais ou que possam te causar constrangimento em situações cotidianas.

D) Utilize as configurações de privacidade da rede social

Dependendo da rede social, você consegue determinar quais informações seus contatos podem acessar por meio das configurações de privacidade. Por isso, dedique algum tempo para entender como estes recursos funcionam para limitar as informações mais importantes sobre você apenas a quem lhe é íntimo.

2 - Evite responder provocações, intimidações ou ameaças

Se você receber provocações, intimidações, ameaças ou qualquer coisa do tipo em comentários de blogs, e-mails ou redes sociais, por exemplo, evite responder. Você pode cair em discussões desnecessárias, prejudicar a sua imagem por causa das palavras usadas ou mesmo deixar vazar informações particulares por causa da tensão do momento.
Neste sentido, não haja de "cabeça quente". Se não puder ignorar o assunto, reserve algum tempo para se acalmar e tratar da questão com mais racionalidade.

Caso se sinta seriamente ameaçado, humilhado ou prejudicado de alguma forma, é expressamente recomendável guardar uma cópia de tudo e procurar auxílio das autoridades legais.




Leia aqui sobre o projeto Siniav

Fonte : http://www.infowester.com/dicasprivacidade.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário