quinta-feira, 28 de maio de 2015

Carro com freio automático ??. SQN.


Um vídeo que está circulando na internet mostra um Volvo XC60 que avança sobre um grupo que assistia à demonstração da tecnologia City Safety para frear o carro automaticamente, reduzindo ou evitando acidentes de trânsito em velocidades de até 50 km/h. A falha pode ter resultado do fato de o dono do veículo não ter pagado pela função opcional que identifica pedestres e evita choque com humanos.
O vídeo, feito na República Dominicana, mostra o Volvo XC60 manobrando, esperando e, então, avançando em velocidade sobre um grupo de jornalistas. Duas pessoas, que acreditavam que o veículo autônomo frearia, são atropeladas. As imagens viralizaram na internet.



Segundo a Volvo, o acidente pode ter ocorrido porque os donos não compraram o serviço opcional ao City Safety chamado “funcionalidade de detecção de pedestres”, já que o padrão é apenas o freio automático para evitar colisão com outros carros. Para não se chocar com um pedestre, é preciso pagar mais. Esse sistema usa um radar e uma câmera para identificar pessoas.


— Parece que o carro do vídeo não está equipado com a detecção de pedestres — disse o porta-voz da Volvo Johan Larsson. — Isso é vendido à parte. Mas o porta-voz afirma que mesmo que tivesse o opcional, o Volvo provavelmente avançaria sobre os jornalistas porque a função de freio automático teria sido desativada e substituída pelo motorista, que acelerou fortemente.

De acordo com o blog Remolacha.net que publicou o vídeo, as duas pessoas atropeladas ficaram feridas, mas estão bem. E disseram que o motorista esqueceu de ligar o modo City Safety. Essa função evita que o carro bata em outros veículos quando estiver a 50 km/h ou menos. Mas, mesmo assim, é incapaz de identificar humanos.


Por meio de sua assessoria de imprensa, a Volvo esclareceu que não se tratava de uma demonstração oficial da marca, que não realiza este tipo de teste com pessoas na frente do carro.

Ainda de acordo com a Volvo, o carro mostrado no vídeo estava "sendo conduzido por um motorista" e "não possuía instalada a funcionalidade de Detecção de Pedestres".

De acordo com a empresa sueca, o XC60 do vídeo tinha apenas o City Safety, cuja função é evitar colisões traseiras em velocidades de até 50km/h.

Nota da redação: A versão original da matéria dizia que o público era formado por jornalistas, mas, nesta quinta-feira, a Volvo enviou comunicado informando que os participantes não eram jornalistas.



Fonte : Globo.com

2 comentários: