terça-feira, 28 de abril de 2015

Testando a memória com MemTest com Live CD do Ubuntu


Você sabia que o sistema operacional Linux (aquele cujo mascote é o pinguim) pode ser usado como uma poderosa ferramenta de apoio para detectar e ajudar a resolver diversos problemas  de hardware e software que podem ocorrer no seu PC? Um deles é o teste de memória através do programa Memtest.

Memtest é um programa open source (código aberto) que efetua testes visando encontrar erros na Memória de Acesso Aleatório, mais conhecida como memória RAM. O Memtest geralmente acompanha várias distribuições Linux, do tipo live-cd, como Ubuntu, Kurumin, BR-Lix, etc.

Vamos aprender então como efetuar o teste?

1º passo: De posse de uma mídia com uma distribuição live-CD Linux, ligue seu PC , coloque-a no leitor de CD/DVD, entre no Setup, Advanced Setup (a depender da BIOS) e mude a sequência do boot para o sistema inicializar primeiro pelo CD/DVD e salve a mudança antes de sair, apertando para isto, a tecla F10.


setup,inicializar,cd,dvd,primeiro boot,first boot

Gostou do blog, curta a página no Facebook.




2º Passo: Digite no prompt o comando “memtest” (sem as aspas), aperte Enter e espere o programa carregar. No caso do SO Ubuntu, mantenha a tecla Shift pressionada


memtest,testar a memória,linux,pc



Veja como testar a memória utilizando o próprio Windows

3º Passo: Inicializado o teste, o Memtest começará a procurar por erros na memória, os quais aparecerão em destaque, na cor vermelha, como imagem abaixo:
 



Se o erro for detectado rapidamente, você pode interromper o processo apertando a tecla “Esc”, porém, possa ser que sejam necessárias várias horas pra que o Memtest encontre algum erro. O ideal é que você deixe o aplicativo rodando de um dia para outro, por exemplo.

Fonte: http://ogestor.eti.br/usando-o-pinguim-para-testar-a-memoria-do-seu-pc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário