quarta-feira, 1 de abril de 2015

O que são Funções e Procedimentos?

Me responda essa pergunta: Você saberia fazer um algoritmo para cálcular a raiz quadrada de um número? Reflita um pouquinho sobre a complexidade de tal algoritmo. E um algoritmo para gerar um número aleatório, você faz ideia de como fazer? Bom, não são algoritmos tão triviais para se implementar. Mas e se você precisar descobrir a raiz quadrada de um número ou mesmo gerar um número aleatório no seu algoritmo, o que fazer? Aha! Já existem algoritmos que executam essas operações. O que precisamos é apenas solicitar a execução desses algoritmos dentro do nosso. Esse tipo de algoritmo que solicitamos a execução de dentro do nosso algoritmo são chamados de funções (ou procedimentos caso não retornem um resultado).

função

 

Função ou Procedimento?

As funções (functions), também conhecidas como  sub-rotinas, são muito utilizadas em programação. Um dos grandes benefícios é não precisar copiar o código todas as vezes que precisar executar aquela operação, além de deixar a leitura do código mais intuitiva. Caso precisássemos descobrir a raiz quadrada de 10 números, bastaria chamar a função que calcula a raiz quadrada 10 vezes.
Os procedimentos (procedures) diferem das funções apenas por não retornarem resultado, imagine um procedimento que envia e-mail. Precisa retornar resultado?  Por exemplo, para ler o valor digitado por um usuário nós já utilizamos o procedimento LEIA e para mostrar um texto na tela nós utilizamos o procedimento ESCREVA.

Parâmetros

Funções (e procedimentos) podem ou não receber parâmetros. No caso da função de raiz quadrada, é necessário passar como parâmetro o número que se deseja calcular a raiz, o procedimento ESCREVA, requer um texto como parâmetro para apresentar na tela do usuário.

Fonte : http://www.dicasdeprogramacao.com.br/o-que-sao-funcoes-e-procedimentos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário