Ensinar matrizes e vetores com certeza é um assunto complexo nas disciplinas de programação, dependendo da idade dos estudantes isso torna-se complicado ainda mais. Métodos mais interativos devem ser usados, como aqueles citados em outros posts, aqui, aqui, aqui e aqui
Pois bem, aqui vai um exemplo de utilização de matrizes que pode auxiliar o processo de ensino.
O jogo foi desenvolvido em alguns minutos, tem muito a coisa a ser melhorada ainda.
Crie um projeto Java no Netbeans ou Eclipse e utilize o código abaixo para desenvolver o jogo.
Gostou do blog, curta a página no Facebook.
Evolua aprendendo Java Web com este curso.
/* * To change this template, choose Tools | Templates * and open the template in the editor. */ package vetor; import java.util.Random; import javax.swing.JOptionPane; /** * * @author uberdam.cavaletti */ public class Vetor { /** * @param args the command line arguments */ public static void main(String[] args) { //criando a matriz String matriz[][] = new String[10][10]; //variáveis que armazenarão as posições dos barcos int linha1, linha2, linha3; int coluna1, coluna2, coluna3; //linhas e colunas aleatórias que serão os pontos onde os navios estarão Random random = new Random(); linha1 = random.nextInt(9); linha2 = random.nextInt(9); linha3 = random.nextInt(9); coluna1 = random.nextInt(9); coluna2 = random.nextInt(9); coluna3 = random.nextInt(9); //toda a matriz recebe água inicialmente for (int i = 0; i < 10; i++) { for (int j = 0; j < 10; j++) { matriz[i][j] = "Água"; } } // pontos que serão marcados como navios matriz[linha1][coluna1] = "Navio"; matriz[linha2][coluna2] = "Navio"; matriz[linha3][coluna3] = "Navio"; //variáveis para tratar os valores digitados int linha = 0; int coluna = 0; boolean jogar = true; //enquanto jogar for true, o jogador estará jogando //jogar será falso, quando linha e coluna digitados forem -1; while (jogar) { //valores digitados pelo usuário linha = Integer.valueOf(JOptionPane.showInputDialog("Digite um valor para linha ")); coluna = Integer.valueOf(JOptionPane.showInputDialog("Digite um valor para coluna ")); if ((linha != -1) && (coluna != -1)) { System.out.println(matriz[linha][coluna]); } else { jogar = false; } } System.out.println("Fim de jogo"); } }
Nenhum comentário:
Postar um comentário