sexta-feira, 20 de março de 2015

Operadores Aritméticos



operadores aritméticosTodo mundo já usou operadores aritméticos na escola! Nos primeiros anos de estudo aprendemos a fazer continhas de soma, subtração, multiplicação e divisão. Em algoritmos eles também são simples e têm a mesma simbologia em todas as linguagens de programação ( +, -, * e / ). Além desses mais simples, dois outros operadores aritméticos não recebem muita atenção e pode ser que você não os conhece, eles são o div e o mod, que resultam, respectivamente, o quociente (a parte inteira do resultado da divisão) e o resto da divisão. Observe as operações abaixo:
14 / 4 = 3,5
14 div 4 = 3
14 mod 4 = 2
O operador mod em muitas linguagens de programação (java por exemplo) é representado pelo símbolo “%“, assim:
14 % 4 = 2

Leia também sobre operadores lógicos.

Evolua aprendendo Java Web com este curso. 

 

Um outro operador aritmético que existe em algumas linguagens de programação é o ^ e executa a operação de potência, mas geralmente essa operação é realizada através de uma função chamada pow, bem como a operação de radiciação (função sqrt). Veja um exemplo do operador ^:
^ 5 = 32 (dois elevado a cinco)
Operadores aritméticos de radiciação também são fornecidos por algumas linguagens de programação, mas esses são bem mais raros. O Postgres por exemplo oferece os símbolos |/ e ||/ para operações de raiz quadrada e raiz cúbica, respectivamente.

Leia também sobre operadores relacionais
 

Precedência entre os operadores aritméticos

Da mesma forma que na matemática, os operadores de multiplicação e divisão têm precedência de execução em relação aos operadores de soma e subtração. Aliás se tiver parênteses na expressão estes têm precedência ainda maior. A tabela abaixo indica a precedência dos operadores.
Prioridade Operadores
Parênteses internos
potência (^) e raiz (quando a linguagem oferece esses operadores)
* / div e mod
+ e -
Os operadores de mesma prioridade são interpretados da esquerda para a direita. Para exemplificar essa questão de precedência, observe a expressão:
5 + 3 * ( 3 – 1 ) – 2 ^ 5 / 4 – 1


O computador executa o cálculo na seguinte sequência:
5 + 3 * 2 – 2 ^ 5 / 4 – 1
5 + 3 * 2 – 32 / 4 – 1
5 + 6 – 32 / 4 – 1
5 + 6 – 8 – 1
11 – 8 – 1
3 – 1
2
Os operadores aritméticos realmente todo mundo deve saber desde criança, mas para criarmos algoritmos é muito importante conhecermos mais detalhes, como o operador mod ou a ordem de precedência de cada um. Ainda assim, um dia você pode ser surpreendido com um resultado que você não esperava de uma expressão.

Fonte : http://www.dicasdeprogramacao.com.br/operadores-aritmeticos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário