quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Gliffy - Fluxogramas online fácil e rápido



Fluxogramas, UMLs, organogramas são coisas que todo mundo, seja da área de tecnologia ou não, sempre precisa fazer um dia para complementar um relatório, uma apostila, um post e por ai vai. Hoje em dia existem várias ferramentas desktop bacanas para esse fim.
Mas e quando não temos nada instalado e precisamos fazer um fluxograma descente e rapidin ? Já vi gente até apelando para aquelas bizarrices do Word: pra alguns funciona, mas vai fazer um rascunho de UML/Diagrama pra ver o lado bom da vida.
Para quem precisa de algo assim, vale a pena demais experimentar o Gliffy. ;)

Descobri por esses dias o Gliffy, uma ferramenta online de geração de diagramas bem bacana, fácil de mexer e o melhor: GRÁTIS por 30 dias na versão Premium! A diferença crítica entre a versão Basic (que você terá após 30 dias se não quiser pagar pela versão Premium) além das adições significativas, é que você poderá ter apenas 5 mapas e todos eles serão públicos.
Então, se a sua idéia é mesmo fazer organogramas e coisas do tipo rapidim pra complementar aquele trabalho, essa é a ferramenta. Se você usa pra caramba, ainda acho que valeria avaliar a ferramenta, pois são apenas 5 dólares por mês. :P
Para usar o serviço, basta se cadastrar e começar a usar. Enquanto estiver na versão Premium (que é a que você começa assim que se cadastra) você pode criar quantos documentos quiser.

Interface e uso

A interface é bem simplista e tem vários shapes (formas) acessíveis que podem ser usados e manipulados. Os menus também apresentam várias opções como agrupar elementos e afins.

A interface do Giffly é simples e intuitiva

A interface do Giffly é simples e intuitiva
A manipulação dos elementos é bem fácil também, com guias para aumentar, diminuir, rotacionar e inserir texto quando clicados duas vezes.

Manipulação de elementos 
Manipulação de elementos
Outro lance bem bacana são as opções de propriedades e customizações, que são apresentadas num menu contextual, que apresenta diferentes opções dependendo do elemento selecionado.

Menu de opções contextualizado
Menu de opções contextualizado

Exportando

O Gliffy permite a exportação fácil para JPG/PNG. Ele possuiu um exportador para o Microsoft Visio também (formato SVG). Nunca se sabe né ?
Exportação
Exportação

E é isso

Para quem quer algo pra fazer algo simples e no pulo, taí uma ótima ferramenta para quebrar o galho. Para quem quer algo para substituir ferramentas desktop tradicionais, vale a avaliação: eu sinceramente achei bem mais prático e com opções que o OmniGraffle para Mac, um dos que o pessoal mais fala bem.

Alguns fluxogramas legais encontrados na internet





























































Fonte: http://www.leohackin.com.br/2009/12/gliffy-fluxogramas-online-facil-e-rapido/

Nenhum comentário:

Postar um comentário