Dias atrás numa pesquisa pela internet acabei encontrando este livro e o achei interessante. O meu local de trabalho fez a compra de 3 exemplares, fiz a leitura e aqui vai o resumo do livro. Muito bom por sinal. O resumo está bem informal, não liguem para isso e sim para a boa qualidade das ideias do livro.
Slides no slideshare.
1 - A respeito da aula, primeiro traçar os objetivos, depois as avaliações e deposi as atividades.
2 - Planejamento de aula - Pensar em perguntas aos alunos. Prever as respostas erradas.
3 - Acreditar nos alunos.
Técnica 1 - Uma pergunta feita ao aluno não pode ficar sem resposta, mesmo que essa resposta seja copiada de outro colega.
Se ele debochar, informe "Fulano vc não precisa saber a resposta certa, apenas tente. Conversamos no intervalo".
Técnica 2 - Vc faz uma pergunta ao aluno. Aluno responde muito magramente, vc diz 'Quase isso, mais alguma coisa ??'
Dessa forma vc instiga os alunos a darem mais detalhes
Usar o vocabulário técnico.
Técnica 3 - Premie os alunos que respondem perfeitamente com outras perguntas masi complexas.
Técnica 4 - Exigir dos alunos uma boa fala, sem gírias.
Tudos deve ser exigido dos alunos, gramática, boa fala, palavras em inglês, uniforme, higiene.
Em momentos que os alunos apresentam algo, se falarem baixo na apresentação, peça mais volume, mas da
forma mais sutil, que intervenha menos na aula.
Técnica 5 - Nâo considerar o assunto que vc está trabalhando como chato.. Se vc mesmo diz, esse assunto é chato, mas é necessário, os alunos
já iniciam suas aulas com um pré-conceito.
Desafie os alunos, "Muitos aprendem isso na faculdade, porém precisa aprender agora".
Não informar que a disciplina é "difícil", ela é desafiadora.
Dizer que o conteúdo faz parte do currículo e deve ser visto.
Técnica 6 - Planeja as suas aulas
1º - Defina um objetivo.
2º - Defina como vai avaliar
3º - Decida a atividade que vai fazer.
Técnica 7 - Objetivo Viável
O objetivo da aula deve caber em uma aula. Não queira que seus alunuos saiam da aula descobrindo
o cálculo da matéria do universo, mas como se inicia o procedimento básico para tal.
Mensurável
O objetivo, deve ser possível mensurá-lo logo depois da aula. Assim vc mesmo pode identificar oque
funcionou e oque não funcionou.
Pode ser um questionário, um exercício, uma conversa com os alunos.
Técnica 8 - Deixe claro seus objetivos
Todos os dias na aula, escreva no quadro, slides, apresentação, qual vai ser o objetivo da aula.
Isso ajuda a definir toda uma lógica de sequência para o aprendizado do aluno.
Técnica 9 - O objetivo deve ser traçado de uma forma que se chegue ao mesmo da forma mais curta.
Técnica 10 - Planeje em dobro
Os melhores planos de aula são os que trabalham um dos objetivos de uma sequência de objetivos cuidadosamente planejada.
Planejara oque os alunos vão fazer é tão importante uanto planejar oque vc vai fazer.
Técnica 11 - Modifique a ordem das carteiras em sala de aula. Não pendure várias coisas perto do quadro negro,
isso faz com que a atenção seja desprendida para eles. Se quiser pendure coisas nas laterais que ajudem
a lembrar determinadas atividades.
Técnica 12 - Vc primeiro explica.
Eu faço e vc ajuda.
Vc faz eu ajudo
Vc faz
Faça analogias
Use objetos
Multimídias
Faça desafios
Seduza os alunos com analogias interessantes
Técnica 13 - Crie etapas de aprendizado. Dê nomes para sequência lógica.
Em um partida de futebol. o zagueiro
1 - Não pode deixar o atacante virar
2 - Se ele virar leve- o para lateral
3 - Se não der, fique entre o gol e ele.
As etapas acima são um exemplo de como dar nomes para as etapas.
Desenhar é uma boa forma.
Utilize o quadro, risue, circule.
As etapas pode ser guardadas através de acrônimos
Dê nomes as etapas.
(Acrônimo do estado de uma vítima)
A - Alerta
V - Verbal
D - Doloroso
I - Incosciente
Técnica 15 - MOvimente-se pela sala de aula.
MOvimentar-se pela sala de aula garante uma proximidade com os alunos e diminuição das áreas
de alunos problemáticos.
Evite ficar muio tempo a frente do quadro negro, se movimente pela sala de aula, e faça
isso nos primeiros 5 minutos de cada aula. Assim vc deixa claro que esse lugar é seu e vc ocupa quando quiser.
Não se movimente pela sala somente quando existem problemas.
Elimine barreiras físicas impostas pelos alunos.
Ficar atrás da sala de aula observando os alunos, constrói um forte controle sobre os alunos.
Técnica 16 - Divida em partes
Se o aluno não entende determinado conceito, chegue ao ponto que o entendimento foi parcial, e a par
tir dai, comece a fazer perguntas parciais para construir um saber total.
Técnica 17 - Faça com que os alunos pensem. Não entregue respostas, mas reparta um problema em várias partes
e vá perguntando a sequência lógica desses passo.
Inverta o papel professor aluno e peça para que o aluno explique.
Não pergunte ou exija determinado assunto aos alunos caso isso nunca foi explicado.
Técnica 18 - Através de perguntas verifique o entendimento dos alunos. Uma resposta certa dentro de 5
não significa que aprenderam. Revise a matéria.
Aluno X, entendeu ? Sim
Somente isso não resolve o problema.
Se o aluno respondeu certo, pergunte como e porque ele chegou a determinada conclusão.
Para observar o trabalho dos alunos, padronize a tarefa a ser feita. Dessa forma, todos possuem
um padrão para executar.
Se os alnos não entenderão, explique de um maneira diferente.
Técnica 19 - Repetição é o maneira que se aperfeiçoa os alunos. Faça exercícios que os alunos tem que resolver
problemas parecidos. Isso o aperfeiçoa no assunto.
Tente fazer com que eles terminem as tarefas sozinhos.
Use variações de exercícios
Alunos avançados, aplique tarefas extras aos mesmos.
Técnica 20 - Ao fim das aulas, pergunte aos alunos se entenderam qual o objetivo do assunto ministrado.
Técnica 22 - Faça perguntas surpresas aos alunos. Isso garante que os outros tbm fiquem atentos caso sejam chamados.
Deve ser aplicada não como punição, mas todos os alunos, distraídos ou não.
Técnica 23 - Pedir para que os alunos falem em coro uma determinada sentença, serve como
1 - Revisão e reforço
2 - Animação
3 - Medidade Disciplinar, todos veêm todos fazendo. Depois de uma resposta certa de um aluno,
toda a classe repete a sentença por ela dita.
Exemplo
Atenção alunos, no 3, qual o resultado de 4 x 3 ?? 1,2,3.
Técnica 24 - Fazer perguntas para vários alunos, uma pergunta, um aluno responde,
outra pergunta, outro aluno responde.
Técnica 25 - Fazer uma pergunta e esperar cerca de 1,5 segundos para que os alunos
pensem e criem uma resposta rica. Menos do que isso criam respostas pobres.
Com isso vc consegue
- Aumento do número de alunos voluntários para responder.
- Aumento do uso de evidências nas respostas.
- Aumento da estensão e da exatidão das respostas
- Menor número de recusas em responder.
Técnica 26 - Fazer com que os alunos escrevam, garante que eles aprendam melhor.
Técnica 27 - Fazer com que em uma resposta certa de um alunom os alunos vibrem
com o feito. Ex. Ohhhhhhhhhhhhh
Cinco princípios da cultura escolar
1 - Disciplina
Ensine o aluno a aprender. Isso pode parecer meio óbvio,
mas muitos alunos chegam na escola aprendem vários termos técnicos
mas não sabem como proseguir no aprendizado de um determinado tema.
2 - Gestão
Ensinar aos alunos fazer as coisas do jeito certo. Não adianta aplicar
punições se nenhum passo a passo do assunto foi explicado.
3 - Controle
Controle dos alunos, não pela força, mas pelo respeito.
4 - Influência
5 - Engajamento
Postura do professor, todos os seus atos refletem nos alunos.
Técnica 28 - Entrada dos alunos em sala de aula.
Deixar que os alunos se organizem, e entrem na sala de aula.
Devem estar no quadro
Objetivos da aula
Agenda do dia
Lição de casa
Técnica 29 - Ser claro com os requisitos de uma determinada tarefa para o aluno. Dessa forma
se eliminam desculpas e distrações.
Técnica 30 - Transições
PEdidos de atenção, silêncio para determinadas tarefas devem ser atendidas
pela turma em um intervalo de tempo curto. MAntenha esse aprendizado com os
alunos, dessa maneira muito tempo não é desperdiçado.
Técnica 31 - Faça com que seus alunos anotem o conteúdo ministrado.
Técnica 32 - Alunos em posição de alerta
Técnica 33 - POlicie os alunos a entrar na sala de aula e já providenciar o material escolar. (Caderno)
Técnica 34 - Tente usar alguns gestos para que os alunos façam alguns sinais. Como ir ao
banheiro, enfim, dessa maneira, vc evita conversas paralelas.
Técnica 35 - Elogie os alunos que tem atitudes ou respostas certas e criativas.
Faça com que a turma o elogie, com um salve, uma ola, uma batucada. Evite que os elogios sejam falados.
Os elogios devem ser curtos e logo todos devem voltar atenção a aula.
Técnica 36 - Faça intervenções aos alunos que estão conversando, dormindo de uma forma que não verbal.
Dessa forma você mesmo não interrompe a sua própria aula.
Fale indiretamente aos alunos. Chame atenção de determinado aluno, como se fosse da turma inteira.
Intervenha nas primeiras situações que o aluno estiver desatento, não espere,
as conseuquências devem ser de mesma proporção.
Técnica 37 - Diga aos alunos oque eles tem de fazer, não utilize palavras negativas.
Ex. -Pare de falar -Para de dormir,
Troque essas palavras por "Por favor, precise que sua atenção esteja aqui no professor."
Não perca seu espaço, não perca a autoridade de professormnão permita que o aluno que te enfrente não sofra
consequências por isso.
Use o respeito com os alunos, grosseria não ajuda em nada.
Técnica 38 - Voz de comando - Oque fazer para dominar a turma
1 - Quanto menos palavras melhor.
2 - Só fale quando todos estiverem ouvindo.
3 - Não entre nas conversas de alunos, faça com que eles atendam suas ordens.
4 - Quando os alunos te tiram do controle, não fale alto ou mais rápido.
Com isso vc informa aos alunos que eles conseguiram te tirar do sério.
Mantenha a calma
Técnica 39 - Faça de novo
Fazer uma tarefa novamente encurta o tempo de resposta.
Técnica 40 - Capriche nos detalhes
INforme aos alunos a respeito de cobranças, como organização,
limpeza, respeitoe faça a cobrança disso regurlarmente.
Técnica 42 - Aplique punições ao aluno de acordo com o problema criado.
Não faça ele limpar toda a escola pelo fato de chegar atrasado.
Tenha várias consequências para usar em aulas, use-as de acordo com a proporsão
do corportamento dos alunos
Técnica 43 - Mantenha um discurso positivo em sala de aula
Mostre quais são as vantagens em aprender determinado assunto.
Corrija os alunos da maneira positiva
Chame a atenção dos alunos de uma forma indireta "Estou ouvindo uma conversa ali arás pessoal"
Caso ngm cumprir a regra acima, podemos aplicar uma punição para toda a turma.
Elogie os alunos de maneira positiva.
Técnica 44 - Elogie quando realmente oque os alunos fazem supera suas expectativas.
Quando fazem alguma tarefa simples, que todos fazem, faça um reconhecimento. "Muito obrigado","Valeu fulano"
Técnica 45 - Seja cordial, educado, brincalhão, mas isso não significa ser rigoroso.
Técnica 46 - Faça competições sadias entre os alunos, coloque um prêmio ao final para fomentar ainda mais.
use o nós, crie vínculos afetivos com os alunos, mas não perca a rigorosidade
Técnica 49 - Errar faz parte
Respostar erradas não devem criar muita atenção, dê o mínimo de atenção para elas.
Respostar certas, devem ser valorizadas, mas com moderação.
Capítulo 8 - A atenção dos alunos gira em torno da idade deles mais 2.
Alunos de 15 anos portanto, tem atenção de 17 minutos.
Não mude constantemente de assuntos da sua disciplina, ou seja, não fale
de, trigonometria, balística, agronomia, mas sim foque em um tema, e retire
exemplos sobre esse mesmo tema. POr exemplo em agronomia, análise da terra,
análise da terra em regiões quentes, em regiões frias, úmidas.
Controle distrações que não tem nada haver com a aula.
Utilize o tempo disponível no fim da aula para um pequena revisão, nem que seja ele de 2 ou 3 minutos.
Você pode usar o relógio para fazer com que os alunos não percam tempo nas atividades
Capítulo 9 - Estimule aos alunos a realizar raciocínio lógico.
Explique o conteúdo e faça perguntas pequenas, mas que vão evoluindo.
Para alunos que respondem respotas certas ,faça perguntas mais complexas.
Capítulo 10 - Faça seus alunos lerem, leitura, muita leitura.
Muito obrigada por esse material :) adoreiii
ResponderExcluirBoa tarde! O material é muito bom, porém com muitos erros ortográficos. Espero que seja feita a correção.
ResponderExcluir